Resenha: A Mulher Entre Nós - Greer Hendricks e Sarah Pekkanen

13 outubro 2018


Título: A Mulher Entre Nós
Título original: The wife between us
Autoras: Greer Hendricks e Sarah Pekkanen
Tradução: Alexandre Boide
Editora: Paralela
Ano: 2018
Páginas: 352
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Aos 37 anos, a recém divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, morando no apartamento de sua tia, ela não tem filhos, dinheiro ou amigos verdadeiros. Ao descobrir que Richard, seu rico e carismático ex-marido, está prestes a se casar de novo, algo dentro de Vanessa se quebra. A partir de agora, sua vida irá revolver em torno de uma única obsessão: impedir esse matrimônio. Custe o que custar. Na superfície, Nellie se parece com qualquer outra jovem bela e sonhadora que veio para Manhattan começar sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Em sua mente, perdura um segredo que a fez fugir de sua cidade natal e que a impede de caminhar em paz quando está sozinha. Ao conhecer Richard – bem sucedido, protetor, o homem dos sonhos – ela finalmente começa a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de todos os males, para o resto de sua vida. Mas, de repente, ela começa a receber ligações misteriosas. Fotografias em seu quarto são movidas de lugar. O lenço que ela planejava usar em seu casamento desaparece. Alguém está perseguindo a, alguém quer o seu mal. Mas quem?


Sobre o livro

Vanessa é uma mulher consumida pelos fantasmas de seu passado, ela não aceita o fim do seu casamento com Richard, um empresário bem sucedido que tem muito dinheiro, e se martiriza por isso a todo momento. Esse sentimento só se intensifica quando ela descobre que Richard está noivo e com a data do casamento marcado. É a partir disso que ela começa a colocar seu plano em ação.

Enquanto Vanessa arquiteta seu plano, Nellie conta os dias para o casamento, Richard é um homem maravilhoso que está sempre a surpreendendo. Mas, as coisas começam a mudar quando ela recebe ligações de um número desconhecido, e seu cachorro some misteriosamente.


Minha opinião

Comecei a ler sem nenhuma expectativa, para falar a verdade, foi um sacrifício ler as cem primeiras páginas, mas até que enfim as coisas começaram a ficar interessantes a partir da parte dois do livro. Tudo estava indo bem, mesmo tendo algumas coisas mornas e previsíveis, contudo eis que as autoras decidem fazer um prólogo que simplesmente estraga tudo que já tinha sido bem mais ou menos. Uma leitura que não me empolgou e não cumpriu com o slogan da capa “Prepare-se para a leitura de sua vida”.

Achei a construção de alguns personagens um pouco confusa, minha maior crítica é sobre Vanessa, ela começa o livro como uma mulher depressiva, que parece estar sempre sofrendo por Richard tê-la trocado por uma mulher mais nova e mais bonita e, no fim, mostra-se uma mulher super fria e calculista que tinha planejado os mínimos detalhes de tudo que fez. Na minha opinião, esse foi um grande ponto negativo a ser levantado, já que a evolução do personagem não foi gradativa e constante, foi de uma hora para outra. Por outro lado, temos Richard, um homem rico e inteligente, um “príncipe” como diz Sam, amiga de Nellie. Contudo mesmo sendo perfeitinho para elas, já podemos perceber seus defeitos em cada aparição dele, desde o início do livro.

- Será que ele a chama pelo meu nome sem querer? Eles conversam sobre mim quando estão abraçadinhos na cama?

A narrativa das autoras ajuda um pouco nessa confusão sobre os personagens, já que os capítulos de Vanessa são em primeira pessoa e os de Nellie em terceira. A narrativa gira toda em torno de Vanessa e de todos os problemas que ela passou e passa. Achei uma questão levantada pelas autoras bem pertinente no cenário atual, ela linka elementos-chave, que mostram a força que uma mulher determinada tem.

De uma maneira simples A Mulher Entre Nós cumpre o que é proposto, mas de uma maneira bem previsível. Não foi uma leitura péssima, mas ficou bem longe de ser empolgante. Tirando o final que, na minha opinião, estragou tudo, a história tem seus pontos positivos e por isso indico ela para quem gosta de um pouco de suspense e que gosta de um pouco de mistério.




3 comentários

  1. Oi Gui.
    Vi várias críticas sobre esse livro, tanto positivas quanto negativas. Parece que as autoras não conseguiram uma narrativa coesa, o que dificulta bastante prender a atenção do leitor.
    O único ponto positivo é ver o contraste entre as duas mulheres, mas mesmo assim, não parece ser nada muito extraordinário.
    Além disso, ter uma trama sem reviravoltas ou sem nada muito novo, não me dá vontade de ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gui,
    Se a recomendação é de thriller pode ter certeza que vou querer conferir, pois é um gênero que amo ler. Confesso que a sinopse de A mulher entre nós me lembrou, e muito, A garota no trem, mas não posso deixar que isso influencie de alguma forma em minhas expectativas em relação a leitura. Não dá para culpar Vanessa se esta vier a agir como uma ex descontrolada, pois passar por um divórcio e ainda ser trocada deve ser péssimo. Mas você levantou questões que me fizeram questionar a construção da personagem e, acredito, isso tenha influenciado de forma negativa o desenrolar da trama. Consigo ver que cada personagem tem um papel muito importante nesse enredo, e que, talvez, nem tudo é como parece, principalmente no que diz respeito a Richard. Apesar de não ter sido um ótima leitura para você, fiquei intrigada com a proposta de Greer Hendricks e Sarah Pekkanen.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Guilherme!
    Um evolução tão grande como aconteceu com a Vanessa - de depressiva e sofredora a calculista e fria - acontecer de forma tão repentina é mesmo um ponto negativo... Eu curto livros de suspense e mistério, e apesar de não ter me interessado pela trama de A Mulher Entre Nós se eu tiver a oportunidade de ler esse livro vou arriscar a leitura sim, quem sabe eu acabe gostando?!... Abraços!

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!