Resenha: A Namorada Ideal - Michelle Frances

09 outubro 2018

Título: A Namorada Ideal
Título original: The Girlfriend
Autora: Michelle Frances
Tradução: Marcia Blasques
Editora: Astral Cultural
Ano: 2018
Páginas: 448
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Uma garota. Um garoto. A mãe dele. E a mentira que ela desejará nunca ter contado. O quão longe você iria para proteger seu filho? Laura tem uma vida perfeita: carreira de sucesso e um casamento feliz e duradouro com um marido rico. Além disso, Daniel, seu filho de vinte e três anos, é um jovem gentil e muito bonito. Um dia, Daniel conhece Cherry, uma garota inteligente que, infelizmente, não teve a vida que gostaria ter tido. Ela quer a vida de Laura. Quando uma tragédia acontece, uma decisão é tomada em um ato de desespero e uma mentira terrível é contada, tão terrível que mudará a vida de todos para sempre.


Sobre o livro

Daniel está de volta a casa dos pais depois de terminar a faculdade de medicina. Há dois dias em casa, Laura, sua mãe, ainda não conseguiu vê-lo, pois ele saiu nessas noites. Ao finalmente encontrar o filho, Laura descobre que o motivo de seu filho ter saído nos últimos dias é uma mulher, Cherry, a corretora da imobiliária que ele foi para procurar um novo apartamento.

Após alguns dias de namoro, Daniel apresenta a namorada aos pais. No jantar que era para ser algo tranquilo e amigável, Laura percebe um desconforto em Cherry, inclusive percebe que algumas informações vindas da nora são contadas de forma muito rasa. A sogra guarda para si suas considerações, achando que era só nervosismo de Cherry em conhecer os pais do namorado.

O tempo vai passando e o relacionamento de Daniel ficando mais sério, Laura vai se sentindo excluída e cada vez mais desconfiada dos verdadeiros motivos por trás do interesse da nora. Com isso, a mãe decide tirar da cabeça as desconfianças e se aproximar de cherry, convidando-a para uma viagem com a família. Mas durante as férias, as suspeitas de Laura aumentam, e a partir disso a relação das duas fica cada vez mais turbulenta. No meio disso tudo há Daniel, que precisa escolher um lado!


Minha opinião

Eu fico alucinada quando vejo que vai ser lançado um thriller, gosto muito do gênero e sempre quero ler o máximo possível. Ultimamente tenho visto muitos livros com premissas interessantes, e foi o que achei quando vi que nesse livro o foco ia estar na relação de uma mãe com a nora. Sabendo que esse tipo de relacionamento nem sempre é positivo, quis ver aonde a autora iria com essa temática. A Namorada ideal apresenta um suspense focado em duas personagens que são. ora mocinhas, ora vilãs!

Uma dos elementos que eu mais gostei nesse livro foi o fato de Laura, a mãe do protagonista, viver em um casamento de aparências. Ela mal fala com o marido, é praticamente uma mulher sozinha, e isso pode ser um fator decisivo na visão do leitor sobre ela. Durante todo a narrativa, Laura sofre com suas dúvidas e sobre o que pensa dos objetivos da Nora, contudo não há ninguém para ajudá-la nisso. Então ela sofre calada e elabora teorias somente para si. Uma personagem assim já é um prato cheio para fazer o leitor questionar o que ela pensa.
Ele falou baixinho. - Mãe, não é Cherry a mentirosa aqui.

A escrita de Michele é simples, envolvente, mas muito demorada. A autora desenvolveu a história de forma lenta e sem muitas emoções, tudo está focado na construção de momentos-chave. Logo no início, já temos as informações sobre Cherry, então não é nenhum mistério o que ela realmente quer. O clima entre nora e sogra é muito tenso, e isso a autora construiu muito bem, conseguimos perceber a tensão no ar quando as duas estão juntas. A autora me surpreendeu com algumas decisões, contudo a história não me prendeu e fiquei cansada em alguns momentos com a demora para algo realmente acontecer.


Para mim, Daniel não é o destaque desta obra. Ele é o típico cara rico e apaixonado que não dá bola para as observações da mãe. Contudo as personagens femininas têm personalidades fortes e foram bem trabalhadas. Laura é uma mãe protetora, aos poucos vamos descobrindo seu passado e o motivo de ela ser como é: sozinha, carente, cheia de medos e inseguranças. Muito disso devido ao casamento de aparências que ela tem com o marido, que praticamente mal aparece no livro.

Cherry tem uma vida que tenta a todo custo esconder. Depois de um relacionamento que terminou de maneira triste, está tentando seguir em frente, e assim, quando Daniel aparece, ela percebe que ele tem tudo que ela precisa: ele é uma boa pessoa e tem dinheiro. Cherry é a rainha da manipulação.

Eu imaginei vários finais para essa história, mas nenhum chegou perto do que realmente aconteceu. A namorada ideal é um thriller com personagens femininas fortes e com momentos surpreendentes. Recomendo o livro para quem gosta do gênero e de narrativas mais lentas.


3 comentários

  1. Oi Lê.
    Gosto muito de thrillers e tinha visto uma ou outra resenha sobre esse livro.
    A premissa é realmente interessante, mas o desenvolvimento lento é algo bem negativo nesse caso. Para alguns gêneros não me importo com narrativas e desenrolares mais lentos, mas num thriller não dá né? rs
    Adorei saber que o final é bem surpreendente. Fiquei curiosa para ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro thrillers! A premissa dessa história me pareceu bem interessante, mesmo que a escrita seja tão demorada. Gostei muito de saber que as personagens tenham personalidades tão fortes e autora saiba construir a atmosfera de tensão. Uma boa indicação!

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante a premissa abordar uma relação entre sogra e nora, isso é diferente de todos os outros livros que já li do gênero. Confesso que prefiro as informações dadas aos poucos, ao invés de descobrir tudo sobre as intenções e personalidades das personagens de uma vez, mas acho que a construção das protagonistas aqui é um ponto positivo demais para deixar a leitura passar.

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!