Resenha: Poesia que Transforma - Bráulio Bessa

26 novembro 2018

Título: Poesia que Transforma
Autor: Bráulio Bessa
Editora: Sextante
Ano: 2018
Páginas: 192
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural. Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida. Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.


Em 2011, Bráulio Bessa criou uma página no Facebook, Nação Nordestina, destinada a divulgação da cultura nordestina no país e no mundo. Em 2017 ele lançou seu primeiro livro de cordel, Poesia com Rapadura. Com o sucesso da página e do livro, ele ganhou um quadro no programa Encontro com Fátima Bernardes, para declamar seus poemas.

Agora, Bráulio lança seu segundo livro, Poesia que Transforma. O livro de cordel é recheado de poemas de todos os tipos: inspiradores, incentivadores, animadores, reflexivos e é claro aqueles que exaltam a cultura nordestina. O mais importante aqui é que eles falam de sentimentos. Eu amei muito a leitura, algumas poesias tocam a alma. Além disso, entre os poemas, há textos de Bessa, nos quais ele conta um pouco sobre sua vida e de como foi o processo de criação da página no facebook e de como descobriu seu amor pela poesia, através dos poemas de Patativa do Assaré. Eu fiquei impressionada com a história de vida e com a simplicidade de Bráulio. Comecei a admirar muito seu trabalho.


Eu confesso que não conhecia Bráulio, mas quando vi o vídeo dele declamando Recomece, na hora me emocionei e quis conhecer seus cordéis. Não sou muito de ler poesia, mas neste ano eu já tinha conhecido um pouco melhor a literatura de cordel e gostado do que li, por isso achei que a leitura valia a pena. Eu estava certa!

A edição do livro está muito bonita. Há ilustrações que remetem ao nordeste, feitas pelo artista baiano Elano Passos, em praticamente todo o livro, o que deixa tudo muito delicado e bonito. Com certeza, os cordéis tocam o coração, transbordando sentimentos e motivação. O texto mais famoso do autor, o poema Recomece, abre a coletânea.



O livro é uma ótima indicação para quem gosta do autor, de textos motivadores, poesia e cordel. Além disso é um porta de entrada para quem quer conhecer a literatura de cordel, sem falar que é uma linda opção de presente!


4 comentários

  1. Esse cara é demais, já quero esse livro :D

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê,
    Conheci ele porque faço faculdade de pedagogia, e precisei fazer um trabalho com cordéis, claro que escolhemos os do Bráulio, e olha, não me arrependi, são lindos...
    São lindos, e melhor, traz mesmo bastante da cultura nordestina!! Eu indico ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê,
    Nunca gostei de poesia, pois é um gênero que não consigo que conectar, talvez por falta de compreensão mesmo. Por isso, não conheço o trabalho de Bráulio Bessa, mas é muito legal ver um trabalho de um autor nacional ter o reconhecimento que merece, principalmente se este dá tanto valor a suas origens e ao seu estado natal. Acho que para qualquer texto é importante que haja uma conexão entre as palavras e o leitor e neste ponto Bráulio parece saber bem o que está fazendo. Poesia que transforma é um ótima indicação do gênero para quem é fã do autor ou gosta poesia. A edição está um amor e como você mesma disse, uma ótima ideia para presentear alguém.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lê!
    Conheci o Bráulio Bessa através do programa Encontro com Fátima Bernardes, e sendo nordestina e apreciadora de literatura de cordel gosto bastante dos poemas e texto do autor... A parte que fala sobre a vida de Bráulio em Poesia que Transforma não despertou o meu interesse, não curto autobriografias/biografias, mas fiquei interessada na parte dos poemas - gosto de textos motivadores e de poemas que falam de sentimentos - e por isso pretendo dá uma chance ao livro, quem sabe eu acabe gostando completamente do livro?!
    Abraços, valeu pela dica!

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!