Resenha: A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson

04 janeiro 2019

Título: A Assombração da Casa da Colina
Título original: The Haunting of Hill House
Autora: Shirley Jackson
Editora: Suma
Ano: 2018
Páginas: 240
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão. Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.


A Assombração da Casa da Colina foi publicado originalmente em 1959 e agora ganha pela Companhia das Letras uma edição lindíssima em capa dura, combinando com o lançamento anterior da autora Sempre Vivemos no Castelo. O livro, que intercala fenômenos sobrenaturais com psicologia, é considerado um dos mais importantes romances de terror do século XX, essa e outras obras de Shirley Jackson influenciaram escritores como Neil Gaiman e Stephen King.

Sobre o livro

O dr. Montague descobre que a Casa da Colina, uma mansão isolada, no interior, é famosa por ser assombrada e por nunca ter moradores. Como ele gosta de investigar esse tipo de lugar, aluga a casa para uma temporada de investigações. Para isso, ele convida três pessoas, duas com histórico de passar por eventos sobrenaturais, para fazer companhia a ele: Eleanor, Theodora e Luke, o herdeiro da mansão.

Ao chegarem na casa, tudo é novidade e divertimento, contudo logo na primeira noite eles já têm um vislumbre do que será a estadia na casa. Com o passar dos dias, eles começam a perceber a Mansão tem um efeito estranho nas pessoas que lá permanecem.



Minha opinião

Ano passado, o livro Sempre Vivemos no Castelo (resenha aqui) entrou para a minha lista de melhores leituras do ano. Esse fato e as informações que A Assombração da Casa da Colina é considerado uma referência quando o assunto e casa mal-assombrada e que Stephen King diz que esse livro é um dos melhores de terror que ele já leu na vida, fizeram-me com que eu não pudesse deixar essa leitura passar. Contudo, apesar de trazer um início instigante e muito interessante, a obra como um todo não me ganhou.

A primeira coisa que me chamou a atenção quando comecei a ler foi o primeiro parágrafo, a escrita de Shirley Jackson é única e intensa. Ela começa descrevendo a casa de uma maneira tão poética e profunda, é uma obra prima. A autora escreve com maestria suas cenas descritivas, fazendo com que a leitura seja tensa em alguns momentos. 



A narração é feita em terceira pessoa e tem o foco em vários personagens, contudo fica claro que Eleanor é o foco. Eleanor é uma personagem peculiar, um pouco retraída, logo no inicio fica feliz com o convite que recebeu do dr. Montague, mas depois ela fica se questionando se tomou a decisão certa. Sem falar que ela é a mais afetada pela casa. Theodora é o oposto, alegre e disposta. Eu acabei vendo Luke como um penetra, ele está ali somente por ser o dono da casa, achei ele chato. Dr. Montague me passou uma sensação estranha em alguns momentos, como se ele soubesse o que estava acontecendo o tempo todo.

Há um casal que cuida da Casa da Colina durante o dia, eles são um mistério só, fica evidente desde o começo que eles sabem de algo sobre a casa, mas nunca dizem claramente o que é. Eles permanecem na mansão somente quando está claro e vão embora sempre antes de o sol se pôr.


Não encontrei cenas assustadoras e cheias de terror, mas sim com muita tensão. Tudo é voltado mais para o psicológico e para a confusão da mente dos personagens. Os pequenos episódios vão aos poucos influenciando o comportamento de cada personagem e na relação entre eles, e com isso a narrativa ganha um ar de loucura. A pergunta será que isso é real fica martelando a cabeça o tempo todo. 

Acredito que por estar esperando uma leitura mais assustadora e cheia de seres fantasmagóricos, e somando isso com uma decisão do grupo mais para o final da história, eu tenha me decepcionado um pouco com o livro. Contudo A Assombração da Casa da Colina tem algo de especial e de que vale a pena.


4 comentários

  1. Não conhecia este livro até saber que foi inspirado na série da Netflix "A Maldição da Residência Hill" (a melhor série de terror já feita). Me apaixonei tanto por ela que não vejo a hora de poder ler o livro <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê,
    Apesar de adorar o terror sangrento, considero o psicológico como o melhor, ele nos faz se envolver com a história!
    Eu não achei o enredo tão original, convenhamos que vários filmes de terror seguem esse modelo, principalmente o de casa assombrada, maaas, a autora inova sim, até porque, mesmo não conhecendo sua escrita por mim mesma, somente por resenhas, vejo que seus personagens são bem construídos, e sem dúvidas isso é o melhor.
    No geral me pareceu uma boa história, quero muito ver a adaptação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi falar do livro e vi muitas pessoas lendo no Skoob e fiquei com vontade também de ler! Confesso que não tive coragem de assistir a serie no Netflix, pois sou muito medrosa para filmes, diferente dos livros, que não sinto medo. Ainda está na minha lista de TBR!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que essa autora já teve seus livros adaptados para Netflix eu só estou na expectativa de ler esses livros mas morro de medo de literatura de terror

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!